Todo guia de emprego existente na Internet só trata de profissões que exigem qualificação acadêmica. Como se morássemos na Suécia e a maior parte de nosso povo passasse, pelo menos, 15 anos em sala de aula. Visando o fim dessa exclusão digital, preparei um guia para profissões mais modestas e não menos importante no "nosso belo quadro social"- como diria raulzito.
Profissão de hoje: Ajudante de Pedreiro
Mexer em areia, cal, cimento. Aprender a utilizar ferramentas como pá, colher de pedreiro, marreta e planador são fundamentais para o exercício desta função.
Durante grande parte do tempo o serviço é externo, ou seja, o trabalhador fica exposto ao sol forte e demais condições climáticas. Mas se chover, o serviço é adiado. Pode parecer bom, mas não é. Você não receberá o dia. Que chato! Quando o serviço for interno deve-se usar uma máscara, ou você irá tirar melecas do nariz pela próxima década devido à poeira.
O grau de escolaridade exigido fica entre o analfabetismo completo e o primário incompleto. Na verdade, você será subordinado a um cara, o pedreiro, que possui o primário completo, caso você continue no EJA, também poderá assumir uma posição de chefia, ou até a presidência da República, mas deixa isso pra lá.
O salário fica em torno de pouco com quase nada, mais ou menos o que recebe um graduado em jornalismo, ou demais funções acadêmicas.
Entre os glamoures da profissão destaca-se o belo ato de cortejar mulheres que passam em frente ao local de trabalho. Uma dica: escute muito Wando e Odair José antes de qualquer serviço. E boa sorte!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário